Onde praticar exercício ao ar livre em Salvador | Ateliê 2

Onde praticar exercício ao ar livre em Salvador

Publicado: 20/09/2018

Que tal sair da rotina na hora de praticar atividades físicas? Vamos deixar a academia um pouco de lado e sugerir 07 opções de lugares em Salvador para praticar exercícios ao ar livre! 

Falta pouco para o verão chegar e com o clima firme e o sol brilhando, fazer atividades físicas ao livre são uma boa pedida para sair da rotina. A gente mora em uma cidade litorânea, com clima quente e muita natureza à disposição para aproveitar essas espaços públicos e curtir a paisagem enquanto mantém a saúde. Pode parecer que a academia é a melhor opção - talvez a mais prática para o dia a dia, sim - mas se procurar direitinho podemos encontrar outras bem interessantes para sair da mesmice. Que tal experimentar práticas diferentes, conhecer um novo esporte e quem sabe até criar um novo hábito saudável




1. Bike, patins e skate na Magalhães Neto

Você já reparou que aos domingos o trânsito de carros na Avenida Magalhães Neto fica fechado e a pista é exclusiva para atividades físicas e pedestres? A galera recorre ao espaço para correr, andar de bike, skate e patins. Quem já tem o seu  equipamento pode levá-lo e aproveitar a  extensão de 3,5 km de pista que fica interditada a partir das 6h da manhã. Para quem não tem mas quer experimentar o esporte, tem alguns pontos de aluguel no local, tanto de patins, como bikes e skates. Já para os mais profissionais, todos os dias, das 4h às 6h há uma pista exclusiva para o treino de ciclistas. 


2. Tênis na Boca do Rio

Quer se arriscar nas raquetes? Na Boca do Rio existem quadras de tênis públicas, que podem ser usadas por qualquer pessoa, mediante inscrição no local. Você leva a sua raquete e suas bolinhas e pode usar o espaço por até uma hora. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 6h às 12h / 14h às 22h. Nos sábados, domingos e feriados é das 6h às 12h / 14h às 18h. 


3. Frescobol na Praia de Armação

Todo dia é dia para para bater uma bolinhas na areia de Armação. O espaço é público, com uma organização para ter várias duplas jogando ao mesmo tempo, com redes de proteção ao redor para o bolinha não ir para longe. A estrutura fica lá todos os dias da semana, mas nos finais de semana é que bomba de atletas de todos níveis, dos mais avançados aos  iniciantes. Se você não tem intimidade com o esporte, tem uma galera mais profissional que se dispõe a ensinar os novatos e alguns até emprestam raquete. Não tem desculpa para não experimentar! 



4. Standle Up Paddle no Porto Barra

Com um visual como o da praia do Porto da Barra, o exercício físico fica ainda mais prazeroso, né? Então porque não aproveitar que temos praias incríveis para experimentar algo diferente? O SUP vem ganhando muito adeptos pelo país e aqui em Salvador tem grupos que estão sempre organizado saídas e passeios pela Baía de Todos os Santos. Lá mesmo na Barra você pode encontrar lojas para alugar o equipamento e contar com a ajuda de profissionais para orientar seu passeio.


5. Corrida na Orla de Armação - Piatã

Esse é um trecho de orla muito bom para a prática de corrida pois tem o espaço para os pedestres e outro de ciclovia para as bikes passarem, assim evita as possibilidade de choque. Do Jardim dos Namorados até Piatã são 9km de extensão, com vista pro mar e pontos de paradas para quem quer ao final tomar uma água de coco e se refrescar com uma brisa. 


6. Yoga no Parque da Cidade

O grupo Yogue-se organiza mensalmente um aulão gratuito de Hatha Yoga no Parque da Cidade. Olha que coisa maravilhosa! Um lugar lindo, cheio de verde para uma prática cheia de energia boa! No instagram deles são divulgadas as datas das aulas para você se programar. E se já é praticante, que tal experimentar esse local novo?

  

Com uma cidade grande e com uma natureza linda como a de Salvador, essas são apenas algumas opções para variar a rotina de exercícios. As possibilidades de locais e de esportes podem ser muito maiores se formos a outros bairros e praias. Fica também por conta a sua vontade de conhecer novas modalidades e explorar novas paisagens soteropolitanas. Vamos nessa?


Fotos: pedal.com.br & Trilhas Aventureiras


Voltar