Como organizar a semana de forma produtiva. | Ateliê 2

Como organizar a semana de forma produtiva.

Publicado: 27/09/2018

Dicas para planejar e organizar suas atividades da semana e aumentar a produtividade. 

Sabe aquele finzinho de domingo da preguiça, que a gente usa pra ficar no ócio e pensando nos compromissos que virão com a segunda-feira? Que tal aproveitar esse tempo para planejar e organizar as atividades da semana? Quando a gente se prepara com antecedência gastamos menos energia com imprevistos, tudo flui melhor e conseguimos dar conta de todas as demandas. Então, vamos começar esse planejamento?




Comece com uma limpeza!

O primeiro passo é tirar do caminho tudo que não vai servir. Limpe sua mesa de trabalho, jogue fora papéis velhos, separe o que for importante para as atividades da semana. Aproveite para organizar a bolsa também, só deixe o que for útil para sua rotina.

Carregue os aparelhos eletrônicos que você vai usar (celular, bateria externa, tablet, notebook...), para não começar a segunda feira a todo vapor e já se deparar com um problema: falta de bateria justamente no gadget que você precisa.


Tenha uma agenda

É super importante ter uma agenda para anotar seus compromissos principais do dia. Pode ser de papel, para quem é mais tradicional, ou mesmo a do celular, se você preferir. O essencial é deixar registrado quais são suas obrigações daquele dia e os horários em que elas vão acontecer.

Dica: deixe um espaço de 15 a 30 minutos entre eles para que você possa se deslocar sem pressa ou para qualquer imprevisto que aconteça. Assim você evita atrasos. Também não esqueça de se dar alguns momentos de pause e descanso.


Priorizando tarefas

Nem todas as tarefas do dia são urgentes, então é bem importante saber classificá-las para que você possa priorizar as que precisam ser feitas antes. Liste tudo que você precisa fazer no dia. Enquanto a agenda serve para organizar compromisso, um Planner diário e um To Do List podem ser uma boas ferramentas para as tarefas. Post its e canetas em cores diferentes ajudam na classificação: urgentes para as que tem prazos, importantes para aquelas que precisam ser feitas mas não tem prazo definido, regulares para as que são feitas periodicamente, e livres para aquelas que você deseja fazer mas podem ser feitas no tempo livre.

É muito importante também saber dizer não. Não tente abraçar o mundo e fazer várias coisas ao mesmo tempo. Foque em uma tarefa por vez e se uma nova demanda que chegar não puder ser encaixada na sua programação semanal, recuse ou adie para a próxima.


Controle a informação

Nesses tempos de redes sociais , a gente tem sido bombardeado o tempo inteiro com muitas informações e isso pode dispersar nossa energia e atrapalhar o trabalho. Filtre o que você deseja receber e limite o tempo disponível para isso. Escolha horários específicos para dar aquela checada no whatsapp, email ou instagram. E não vale dar uma escapulida hein!


 Identifique gargalos

As vezes nos damos conta que com alguns afazeres ou em determinados horários a gente fica empacado. Nessas horas é importante analisar o porque isso acontece. Talvez naquele período do dia você realmente não tenho um bom rendimento. Perceba seus horários mais produtivos e deixe para ele as tarefas que exigem maior concentração e dedicação. Se você tem adiado muito uma atividade, uma boa dica é quebrá-la em pequenas partes para facilitar.

Dica: se uma atividade puder ser feita em menos de dois minuto, faça logo e se livre dessa demanda! Não adie o que pode ser feito rápido e logo.

 

Pronto! Com tudo no lugar e devidamente planejado você pode começar a sua segunda-feira cheia de gás e cumprir todos os seus compromissos! Lembre-se sempre de reavaliar sua programação quando perceber que não está conseguindo segui-la. Nada deve ser tão rígido que não possa ser adaptado quando a gente se dá conta que dessa forma não funciona. Encontre a melhor organização, seus horários de maior disposição, siga as dicas e faça seu planejamento ideal para produzir mais e melhor!  

Voltar